Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil
Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que, em cinco anos, mais de um terço das habilidades necessárias vai mudar.

Ler, informar e estudar: o tripé essencial do profissional buscado no mercado

O Brasil vive um paradoxo onde muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, e ao mesmo tempo, as empresas têm dificuldades para encontrar o candidato adequado, observa Mônica Flores, presidente da ManpowerGroup para a América Latina.

Brasil padece de boa formação dos professores em inglês

A partir de 2020, as aulas de inglês serão obrigatórias para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio, mas muitos professores estão longe de estarem preparados para ensinarem a língua estrangeira.

Nos próximos três anos, Brasil terá de recapacitar 7,2 milhões de profissionais por conta da Inteligência artificial

Pesquisa mostra que o perfil de profissional buscado pelo mercado se transformou nos últimos dois anos. Os recursos técnicos são relevantes, mas passaram a ter mais importância habilidades como 'gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar' e 'disposição de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças'.

Só com mão de obra capacitada, o Brasil terá uma agricultura 4.0

Com o maior uso de tecnologia, há uma demanda significativa de profissionais para o campo com o domínio de TICs, diz a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massurhá.

Jovens brasileiros não vivem sem a Internet, mas a escola é a base da formação

Um estudo conduzido pela Rede Conhecimento Social, em parceria com o Ibope Inteligência, com jovens entre 15 e 29 anos mostra que para eles a escola e o professor são cruciais na formação profissional e de vida.

Brasil se mantém na 57ª posição no ranking global de Competitividade Digital

Estudo, desenvolvido em parceria da Escola de negócios da Suíça IMD com a Fundação Dom Cabral, aponta que os países que investiram em infraestrutura tecnológica e em TICs avançaram de forma sustentável, como China, Taiwan e Índia.


Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica

Filha de pescador e dona de casa, Ivia Tainá está à frente de um projeto que une a tecnologia à educação em Santa Luzia do Itanhy, no Sul do Sergipe.


Universidades voltadas para TICs ainda não entraram no século 21

"As faculdades pararam no século 20. Os cursos são chatos, muito teóricos e com pouca prática. E o que tem de importar é a resolução dos problemas", adverte o especialista Alexandre Nicolini.


Educação a distância remodela a formação dos novos profissionais

Mercado global de capacitação a distância gira, hoje, em torno de R$ 240 bilhões ao ano e tem muito por crescer no Brasil, principalmente, no mercado corporativo, diz Sylvia Meirelles, diretora da edTech Fábrica de Cursos.


Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

Mercado busca por profissionais que têm uma visão geral de infraestrutura de tecnologia, afirma o gerente do Linux Professional Institute, Eduardo Lima.


Brasil tem de ensinar as profissões do futuro

Para aproveitar a oportunidade da digitalização da economia, é obrigatório investir na formação de mão de obra, segundo o deputado federal Vinicius Poit.


Congresso precisa se sensibilizar para demanda de mão de obra em TICs

Responsável pelo projeto de lei 10.762/18, que cria o serviço social de aprendizagem das TICs, o deputado Alex Santana diz que busca um caminho para atender à necessidade de qualificação profissional em tecnologia.


Escola nacional será base de formação de militares e civis em defesa cibernética

Projeto do Exército transforma núcleo que dá cursos em parcerias para uma faculdade de graduação e pós-graduação, explica o coronel Paulo Sérgio Reis Filho.


Economia mais digital exige investimento em formação de mão de obra

Para se ter uma economia mais moderna e inovadora, o Brasil precisa ter políticas públicas pra especializar profissionais à nova era, diz o secretario de inovação do Ministério da Economia, Caio Megale.


Bancos gastaram R$ 38,4 milhões com treinamento de pessoas em TICs

Ao adotarem novas tecnologias nos seus produtos como big data, analytics e inteligência artificial, as instituições financeiras detectaram a necessidade de formar pessoas fora da chamada área de TI. "A tecnologia é pilar do negócio e todos têm de entender", diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.


Com recursos já existentes, TICs podem formar 250 mil por ano

“O que já é descontado da folha de pagamento pode permitir o treinamento de 1 milhão de pessoas a cada quatro anos, pessoas que não teriam condições de ingressar no mercado digital”, afirma o presidente da Contic, Edgar Serrano.


Exército trabalha para reter talentos para a defesa cibernética

A atividade exige qualificação altamente especializada, sendo de grande importância a identificação e a retenção de talentos, ressalta o comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, general Guido Amin Naves.

Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de aprendizado à distância e cursos presenciais. Para 2019, a meta da companhia é treinar 1000 pessoas.

Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produzida pela Microsoft, com 3000 tomadores de decisões em todo o mundo.

Sem pessoal, o sistema de Ciência e Tecnologia está em risco no Brasil

Com a falta de reposição de mão de obra qualificada nas instituições governamentais, o Brasil pode ver o desmonte de instituições em áreas como defesa, medicina nuclear e outras. De acordo com dados apresentados em Audiência Pública, no Senado, as perdas de pessoal variam entre 10% a 12% ao ano.

Hospital Santa Paula faz transformação digital

Instituição adota novas tecnologias, mas, mais do que tudo, investe na qualificação do profissional para lidar com as novas ferramentas. “Mas lidamos com a carência de especialistas em áreas como big data e Inteligência Artificial”, lamenta o líder do projeto de digitalização, doutor Moacyr Campos.

Brasil se ressente de talentos para avançar na indústria 4.0

Executivos brasileiros admitem uma grande dificuldade para achar profissionais capacitados para trabalhar com a economia digital, pontua estudo global da Deloitte.

TICs precisam de 420 mil profissionais em cinco anos

Maior parte das vagas vai para áreas da economia digital a partir do uso da nuvem, do big data, do analytics e da Internet das Coisas.


Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte