Formação de capital humano para a transformação digital -  Especial - Agência Telebrasil

Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica

15/10/2019

Filha de pescador e dona de casa,  a jovem Ivia Tainá, de apenas 18 anos, frequenta há quatro anos o curso de programação do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e há um ano e meio se envolveu com robótica. Esse envolvimento com a tecnologia já deu frutos.

Ela construiu, com uma equipe, um robô para ajudar na alfabetização das crianças. “Desenhamos o chassi e temos impressora que monta as peças dos robôs”, explicou. Os robôs ajudam os professores na alfabetização dos alunos, e o impacto é imediato. “É muito diferente chegar com um livro para fazer atividade e com o robô.”

A robótica lhe deu um futuro que, até então, não havia imaginado. “Antes dos projetos do IPTI, eu não tinha expectativa. Minha vida mudou. O IPTI proporcionou várias oportunidades com cursos de programação”, contou Ivia, que mora em Santa Luzia do Itanhy, no Sul de Sergipe.

O envolvimento com a tecnologia também pavimentou o caminho para o empreendedorismo. Com outras 12 pessoas,  e com o suporte do IPTI, Ivia abriu a empresa Citi², focada em programação e ensino da robótica. “Nós mostramos para a nossa comunidade, que tem o hábito de não acreditar no futuro das pessoas, que somos capazes de fazer qualquer coisa e que vale a pena. Usamos as críticas para nos fortalecer e chegar aonde chegamos”, diz.

Em entrevista ao especial Capital Humano, Ivia Tainá, assegura que a robótica tem de estar incluída no currículo escolar desde o ensino básico. "O que mais me traz alegria é ver as mães das crianças pedindo para ter vaga nas escolas". Assistam a entrevista com Ivia Tainá.

Futuro do trabalho: Saiba quais são os 10 comportamentos essenciais para ser um profissional em TICs

Inteligência emocional, pensamento analítico, criatividade são alguns dos comportamentos exigidos no novo modelo de trabalho. Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra que, em cinco anos, mais de um terço das habilidades necessárias vai mudar.

Ler, informar e estudar: o tripé essencial do profissional buscado no mercado

O Brasil vive um paradoxo onde muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, e ao mesmo tempo, as empresas têm dificuldades para encontrar o candidato adequado, observa Mônica Flores, presidente da ManpowerGroup para a América Latina.

Brasil padece de boa formação dos professores em inglês

A partir de 2020, as aulas de inglês serão obrigatórias para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio, mas muitos professores estão longe de estarem preparados para ensinarem a língua estrangeira.

Jovem de 18 anos cria modelo de alfabetização a partir do uso da robótica

Filha de pescador e dona de casa, Ivia Tainá está à frente de um projeto que une a tecnologia à educação em Santa Luzia do Itanhy, no Sul do Sergipe.


Formação de capital humano para a transformação digital - clique aqui e veja todo o especial.

Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte