Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade: Perspectivas e desafios -  Especial - Agência Telebrasil
Cidades serão inteligentes somente se priorizarem a conectividade

“É preciso eliminar restrições às antenas de celular e reduzir o tempo das autorizações. Sem conectividade, não adianta ter serviços digitais”, afirma o presidente da Teleco, Eduardo Tude.

Municípios têm de se preparar para a revolução do 5G

“Se no 3G e 4G falávamos em velocidades maiores, o 5G habilita características e negócios diferentes”, destaca a líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Márcia Ogawa.


Investimentos só virão para Belo Horizonte com mudança de lei

Segunda pior capital no ranking Cidades Amigas da Internet, a cidade mineira empacou em 2001. “Cidade precisa ser convidativa às telecomunicações”, defende o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Camargos.


Pressão da sociedade é essencial para modernizar a Lei das Antenas em BH

"Em Belo Horizonte, avanços dependem de uma boa infraestrutura de conectividade, o que ainda não existe e precisa melhorar", diz o vereador Gabriel Azevedo com relação ao PL municipal 851/19, que trata do assunto.


Uberlândia indica o caminho: desburocratização traz investimentos

Número 1 no ranking de ofertas de serviços digitais à população, a cidade emite licenças de instalação de antenas em menos de dois meses.


Estradas digitais são o novo fator de desenvolvimento

“A nova economia exige uma infraestrutura de telecomunicações capaz de atender às demandas da sociedade, e o Poder Público tem o papel de induzir a mudança de gestão”, afirma o presidente do Sindinfor, Fabio Veras.


MCTIC vai publicar decreto para acelerar a regulamentação da Lei das Antenas

Como há muitas gestões municipais descumprindo a Lei das Antenas e impondo regras limitantes ao serviço, o governo quer estabelecer um modelo que torne a opção transparente ao cidadão. “Se não querem antenas, não vão ter o serviço. Mas o cidadão terá de saber que foi uma escolha”, afirma Artur Coimbra, do MCTIC.


Municípios precisam modernizar legislações para ter conectividade

Ao mesmo tempo que fazem cobranças por maior cobertura, prefeituras adotam legislações que impedem expansão.


Prestadoras de telecomunicações no Brasil cumprem os limites internacionais de radiação

“As regras internacionais impõem limites, e as prestadoras cumprem além do estabelecido. Não há qualquer dano à saúde das pessoas”, assegura o chefe da Assessoria Técnica da Anatel, Humberto Pontes.


Todas as pesquisas científicas garantem que antenas celulares não causam câncer

“Todo mundo quer seu smartphone funcionando, mas não sabe que ele só funciona se tiver antena. Sucessivos estudos asseguram que não há nenhum dano à saúde humana”, afirma o presidente do Instituto Edumed, Renato Sabbatini, cientista biomédico e de computação.


Belo Horizonte se prepara para atualizar legislação de antenas

Autor do projeto 851/19, o vereador e líder do governo na Câmara dos Vereadores, Léo Burguês Castro, disse que a aprovação das novas regras é um pedido do prefeito da cidade, Alexandre Khalil. "Precisamos revogar o que impede de Belo Horizonte ter o 4G e por consequência o 5G", disse.

Sem conectividade, Brasil fica ainda mais longe da economia digital

Com legislações arcaicas e burocráticas, municípios vão demorar a se tornar cidades inteligentes. Essa foi a tônica do debate realizado no Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade: Perspectivas e Desafios, realizado nesta quinta-feira, 03/10, em Belo Horizonte.

Belo Horizonte precisa atualizar sua legislação para ter conectividade, indústria 4.0 e economia digital

A legislação atual para telecomunicações da capital mineira é inadequada e burocrática, afirma o vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Teodomiro Camargos. O vereador Gabriel Azevedo (PHS/MG) diz que Belo Horizonte precisa fazer muito mais para ser classificada como cidade digital. "Sem antena, não há conectividade, não há inteligência".


Antenas são essenciais para usar o celular

Ninguém mais vive sem celular, mas o celular não funciona sem antenas. Assista ao vídeo.


Agência Telebrasil
Copyright © 2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte