Agência Telebrasil
Expediente


A Telebrasil

Governo quer a regulamentação das Antenas para resolver conflitos com direito de passagem
Agência Telebrasil
27/06/2019

Em que pese a previsão em Lei de que o uso do direito de passagem é gratuito, nem o próprio governo segue essa disciplina, admite o subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia, Gabriel Fiuza.

Apesar de a Lei das Antenas (13.116/15) estabelecer que o uso do direito de passagem é gratuito, os órgãos federais responsáveis pelas rodovias, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), optam pela manutenção da cobrança, posição também seguida pelos órgãos estaduais, admitiu o subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia, Gabriel Fiuza.

"Infelizmente nem sempre o que está na Lei é imediatamente cumprido”, lamentou Fiuza, ao participar esta semana do debate “A Infraestrutura da Telecom- O Direito Positivo e o Direito de Passagem”, realizado pela Momento Editorial, em Brasília. O executivo assumiu que o DNIT ainda cobra pelo uso da faixa de domínio; define critérios técnicos para uso, e mesmo com Lei das Antenas entende que a legislação só se aplica a área urbana, e por isso cobra entre R$ 4 mil a R$ 8 mil por km por ano.

“É muito importante que se regulamente a Lei das Antenas para dirimir eventuais dúvidas, além de estabelecer incentivos para que outro setor ajude como parceiro nos investimentos”, postulou o subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia.  Já as prestadoras de telecomunicações advertem que há recursos prontos para serem investidos na ampliação das redes, mas esbarram na falta de regras claras e transparentes e de cumprimento do que está determinado em Lei, afirmou o diretor executivo do SindiTelebrasil, Carlos Duprat.

A sanção da Lei das Antenas, em 2015, deveria ter sanado todas as questões e conflitos, mas na prática, isso não aconteceu, acrescentou Duprat. "Enfrentamos argumentações que beiram o absurdo, a começar pelo DNIT que não entende validade sobre áreas rurais. O direito de passagem ainda é um sonho, apesar de explícito na lei".
Interrupção de serviços

Sem expedir uma única licença nos últimos dois anos, a cidade de São Paulo corre o risco de passar por um colapso nos serviços de telecomunicações. “Temos a principal cidade da América Latina, com 1.200 processos de licenciamento com espera de dois anos. Sem a instalação de antena, o que vai acontecer? Não poderemos garantir o aumento da demanda com a chegada do 5G”, exemplificou Carlos Duprat.

O diretor-executivo do SindiTelebrasil sustentou que as prestadoras, agora, aguardam a efetivação do 'silêncio positivo", pelo qual se a prefeitura não decidir sobre um pedido de instalação de antenas em 60 dias, o pedido será reconhecido como autorizado, conforme estabelece a Medida Provisória 881, que trata da Liberdade Econômica.

LEIA TAMBÉM:

03/10/2019
Sem conectividade, Brasil fica ainda mais longe da economia digital

03/10/2019
Belo Horizonte precisa atualizar sua legislação para ter conectividade, indústria 4.0 e economia digital

02/10/2019
Belo Horizonte sedia fórum para debater novas tecnologias e desafios para a instalação de antenas de celular

20/09/2019
Representantes do MCTIC, da Anatel e especialistas participam em BH do Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade

10/09/2019
Fórum debate novas tecnologias e desafios para a instalação de antenas de celular em BH

09/09/2019
Antenas estão em todo lugar e não são um risco à saúde

09/09/2019
Fake news sobre antenas reforçam a importância de debater tecnologia nas comissões de C&T

12/08/2019
Especialistas descartam impacto de antenas e smartphones na saúde

12/08/2019
Anatel: fake news que associam riscos à telefonia móvel não têm respaldo técnico

12/08/2019
"Não há provas científicas contra antenas e telefones celulares", diz Renato Sabbatini


 

Setor de telecom lança campanha de sustentabilidade pela fatura digital

Todos os meses, 76 milhões de clientes de serviços de telecom ainda recebem a fatura impressa. Em média, são 152 milhões de fol ...

LEIA MAIS



Bolsonaro: "Temos uma oportunidade ímpar de mudar o Brasil"

Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou que a Lei 13.879/19, que atualizou o marco Legal de Telecom, vai proporcionar ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS



Agência Telebrasil Copyright © 2018-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte