Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil
Agência Telebrasil
20/10/2020

Ao participar do Facebook Connectivity, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, sustentou que a cooperação é a regra para inovar e crescer. "Quem não cooperar não vai contribuir para o desenvolvimento econômico do País", afirmou. A conectividade rural e a educação foram apontadas como os gargalos a serem superados.

Cooperar vai ser a regra para inovar e para crescer e no país não tem uma tradição de cooperação nos negócios, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, ao participar do segundo encontro Facebook Connectivity, realizado nesta terça-feira, 20/10. Segundo o executivo, o país precisa de uma mudança cultural para a cooperação passar a ser mais frequente e lembra o impacto da pandemia de Covid-19.

"O que levaríamos cinco a dez anos para fazer, fizemos em pouco meses. Fomos audaciosos na cooperação com o setor público. Nós colaboramos com o governo para fornecer acesso gratuito ao auxílio emergencial. Por meio da conectividade, mais de 40 milhões de brasileiros tiveram acesso e foram incluídos social e financeiramente", frisou.

Ferrari defendeu ainda que a Reforma Tributária é a ‘mãe’ para um melhor ambiente de negócios para o Brasil e os desertos digitais desvendados por conta da Covid-19 só serão eliminados com uma redução da cobrança de impostos, uma vez que a carga média do setor é de 47%, e há estados, como Rondônia, onde ela chega a 60%.

"Nós defendemos que parte dos tributos cobrados se revertam em mais investimento. Só teremos conectividade em todo o país e nas áreas rurais se houver viabilidade econômica e financeira", reforçou. Posição endossada pelo diretor da Aliança Conecta Brasil F4, Daniel Vilela. De acordo com ele, a questão tributária inviabiliza a conectividade rural, uma vez que quando uma operadora coloca no papel o projeto, a tributação não permite fazer a conta fechar para os investimentos. "Não se pode investir com tanto imposto", lamentou.

O diretor de Parcerias com Operadores Latam e Iniciativas Globais de OEM e Conectividade do Facebook, Tarcísio Ribeiro, lembrou que 'sem serviços de comunicação, não há como cobrar e arrecadar impostos e disse que é preciso entender que Internet é meio de desenvolvimento econômico e social'.
O presidente da Anatel, Leonardo Euler, observou que não há conectividade digital sem infraestrutura de telecomunicações. O executivo lembrou que 85% da população brasileira está concentrada em menos de 1% do território nacional. E advertiu: mais importante que massificar o acesso, é universalizar o acesso aos serviços digitais.

O senador Rodrigo Cunha, do PSDB/Alagoas, que também participou do debate, lembrou que o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo. "Os alunos não são atraídos e muitos, a grande maioria, não têm condições de assistir as aulas online originadas pela pandemia de Covid-19. E uma ação relevante se fez: a distribuição de chips pelos governos. Distribuir chip é uma ação de cidadania como o é distribuir cesta básica para matar a forme. Internet é essencial para desenvolvimento econômico e social", completou.

LEIA TAMBÉM:

16/12/2020
Campanha #FiqueEsperto dá dicas de como proteger suas informações

26/11/2020
Projetos conjuntos de diferentes setores de infraestrutura devem mirar redução de custos

16/11/2020
A estreia do PIX e a bancarização pelo celular

10/11/2020
Conif e Contic fazem parceria para aproximar estudantes e capacitação na área de TICs

20/10/2020
Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

14/10/2020
Home office pode gerar renda extra anual de R$ 22 bi no Brasil

14/10/2020
Iniciativa multissetorial lança campanha informativa #FiqueEsperto

29/09/2020
Renda disponível das famílias pode aumentar mais de 40% com teletrabalho

09/09/2020
Governos precisam correr para serem digitais

13/08/2020
Classes C, D e E aumentaram o consumo de Internet com a Covid-19



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte