Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

SindiTelebrasil propõe criação de coalizão para conectar o Brasil
Agência Telebrasil
12/02/2020

O presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, propôs hoje a criação da Coalizão Brasil Conectado com o objetivo de integrar várias associações, órgãos de governo, parlamentares e agência reguladora para atuar juntos na ampliação da conectividade no País. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira, 12, durante o lançamento da Aliança Conecta Brasil F4.

"Sugiro criarmos uma coalizão, que reúna diversas entidades, para apresentar ao governo, em um prazo de aproximadamente seis meses, nossos pleitos comuns. O SindiTelebrasil se coloca à disposição para fazer essa articulação”, disse Ferrari durante os debates sobre políticas e estratégias regulatórias para a banda larga, que reuniu representantes da Abrint, Bravi, Neo Associação, Abert e Movimento Brasil Digital. 

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, também presente ao evento, disse é fundamental que os diversos segmentos tenham uma voz ativa para trabalhar em temas em que os integrantes tenham objetivos comuns. O ex-deputado Daniel Viela, que é coordenador da Aliança Conecta Brasil F4, também apoiou a ideia, ressaltando a importância de buscar o governo para dentro da coalizão.  

Durante os debates, Ferrari pontuou a necessidade de dar maior foco, nas políticas públicas, para a expansão da cobertura, com o objetivo de garantir a universalização do acesso à banda, especialmente nas regras para o 5G. 

Ele lembrou que a proposta de edital de 5G, colocada em consulta pública pela Anatel, já propõe a ampliação de cobertura mediante obrigações. Mas reforçou a necessidade de o leilão das licenças ser sem o viés arrecadatório. “Um dos pontos que defendemos é que seja um leilão não arrecadatório. Importante ouvir isso do ministro da Economia, Paulo Guedes”, ponderando que quanto maior a outorga menores serão os investimentos e a ampliação da cobertura.

Ferrari ressaltou ainda a necessidade de modernização das leis municipais de licenciamento de antenas de celular, para dar agilidade ao processo de autorização para a expansão das redes. Pontou também a importância da utilização dos recursos dos fundos setoriais para expandir os serviços a áreas sem rentabilidade econômica e a redução da carga tributária sobre telecomunicações, especialmente para tornar viável a Internet das Coisas.

LEIA TAMBÉM:

16/12/2020
Conexis e BC se unem para implementar nova modalidade de pagamentos via Pix para o setor

19/11/2020
Aprovação dos PLs da desoneração de IoT e de modernização da lei do Fust é marco para as telecomunicações

14/10/2020
Iniciativa multissetorial lança campanha informativa #FiqueEsperto

29/09/2020
Conexis Brasil Digital é a nova marca do SindiTelebrasil

28/08/2020
Telecomunicações é insumo básico à economia moderna

28/08/2020
Economia inclui isenção à IoT e VSATs no Orçamento 2021

28/08/2020
Mais imposto, menos serviços e investimentos, adverte a Algar Telecom

28/08/2020
É hora de tirar barreiras e fazer Telecomunicações avançar no Brasil

28/08/2020
Competitividade do Brasil passa por mais incentivo às telecomunicações

19/06/2020
Porto Alegre permite licenciamento 100% digital para instalação de antenas



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte