Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Telecom mostra ser essencial para apoiar a economia
Agência Telebrasil
15/06/2020

Para o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, o papel do setor se tornou mais evidente e necessário com a pandemia, ao sustentar negócios e os próprios empregos no País.

Fundamental para ajudar o Brasil a enfrentar as dificuldades econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, o setor de telecomunicações vem evidenciando, na prática, o seu papel de atividade essencial. É o que destaca o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini.

À Agência Telebrasil, Julio Semeghini destacou as ações tomadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações e a união do setor para assegurar a qualidade da infraestrutura de internet e de telefonia, demandadas com picos de até 40% acima da média.

“Fica mais evidente e necessário o papel das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação nos mais diversos aspectos da atividade humana, mas principalmente na manutenção das atividades econômicas, no suporte às famílias, negócios e emprego, como também na realização de nosso cotidiano diário de educação, saúde e entretenimento”, ressalta Semeghini.

Se para a pasta a centralidade das telecomunicações era tema superado, a pandemia fez avançar medidas que assimilam esse reconhecimento. A começar pelo decreto que definiu telecomunicações e internet como serviços essenciais, no rol daquelas atividades que não podem parar durante a crise de saúde por seu papel crucial.

Nessa mesma linha, o MCTIC criou um comitê especial para acompanhar a crise e adotar medidas de preservação dos serviços e das redes de telecomunicações, chamado Rede Conectada MCTIC. Como destacado pela pasta, ali foram discutidas ações imediatas, como a que resultou na Medida Provisória 952, pela qual as taxas incidentes sobre o setor – como o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), a Condecine, voltada para a área de cinema, e a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública – tiveram recolhimento adiado.

Nota da redação: no dia 10 de junho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recriou o Ministério das Comunicações. O MCTIC se transformou em MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o Ministério das Comunicações foram transferidas todas as atividades relativas às telecomunicações. A entrevista com Julio Semeghini foi feita antes da mudança.

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

LEIA TAMBÉM:

17/12/2020
Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

16/12/2020
Conexis e BC se unem para implementar nova modalidade de pagamentos via Pix para o setor

15/12/2020
Entidades do setor de Telecom e TI lançam manifesto pela continuidade das políticas públicas de conectividade

19/11/2020
Aprovação dos PLs da desoneração de IoT e de modernização da lei do Fust é marco para as telecomunicações

08/11/2020
Operadoras oferecem roaming gratuito a usuários do Amapá em crise de energia

14/10/2020
Iniciativa multissetorial lança campanha informativa #FiqueEsperto

29/09/2020
Conexis Brasil Digital é a nova marca do SindiTelebrasil

28/08/2020
Telecomunicações é insumo básico à economia moderna

28/08/2020
Economia inclui isenção à IoT e VSATs no Orçamento 2021

28/08/2020
Mais imposto, menos serviços e investimentos, adverte a Algar Telecom



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte