Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Tude: economia digital só acontece com mais conectividade
Agência Telebrasil
25/08/2020

Responsável pela elaboração dos rankings das cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes, o presidente da Teleco, Eduardo Tude, ressalta que as cidades que reduziram a burocracia, agilizaram a implantação de infraestrutura estão colhendo os frutos e oferecendo melhores serviços aos seus cidadãos.

Economia digital passa por conectividade para todos e as cidades que investem na modernização da legislação de instalação de infraestrutura e adotam processos ágeis de licenciamento, são os que apresentam as melhores condições para expandir a oferta de novos serviços aos seus cidadãos, observou Eduardo Tude, presidente da Teleco, responsável pela elaboração dos rankings das Cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes, para o SindiTelebrasil.

Ao participar de evento para o anúncio das vencedoras dos rankings 2020, Tude ressaltou a relevância de revisão das legislações para o avanço das cidades. Cidades como Porto Alegre, que subiu uma posição e passou a terceira posição, revisou suas leis e criou sistemas online para a obtenção do licenciamento para a implantação de antenas. Curitiba, no Paraná, também deu um salto ao ganhar 20 posições e ficar na 5ª posição em 2020. A capital paranaense reduziu o prazo de instalação de antenas pela metade, passando a ser de 90 a 180 dias.Também ganham destaque Salvador e Belém, com adequações mais ágeis à Lei Geral das Antenas.

Por outro lado, os principais problemas nos municípios que dificultam o avanço da infraestrutura de telecomunicações são a demora, restrições para instalação e o excesso de burocracia na autorização de licenças. Muitas cidades levam mais de seis meses no processo de licenciamento, outras impõem muitas restrições, como a vedação de instalação em determinadas áreas e/ou distância entre antenas e edificações.

Conta muito ainda como barreira à expansão dos serviços de telecom a existência de legislações antigas e defasadas que não consideram as novas tecnologia, novos equipamentos, e portanto não adaptadas às necessidades da economia digital.

"Esperamos que o ranking sirva de exemplo para cada um fazer seu benchmark. O primeiro passo para uma cidade ser amiga da internet é retirar da legislação municipal condições ou vedações que afetam o serviço prestado e que estão em desacordo com a legislação federal. Ou seja, não tem sentido ter mais restrições do que o previsto na lei federal. As melhoras colocadas no ranking são aquelas com prazo menor de quatro meses para o licenciamento, que possuem poucas restrições e não cobram taxas abusivas. As piores fazem o contrário", observou o presidente do Teleco.

Assistam à apresentação feita por Eduardo Tude sobre os rankings das Cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes.

LEIA TAMBÉM:

13/10/2020
Entidades se unem para pedir atualização da Lei de Antenas para BH

13/10/2020
Entidades se unem para pedir atualização da Lei de Antenas para BH

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Alta carga tributária de telecom mostra miopia em relação à conectividade, diz Ferrari

“A elevada carga tributária brasileira sobre telecom mostra o quanto o país é míope em relação à importância da conectivi ...

LEIA MAIS



Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Ao participar do Facebook Connectivity, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, sustentou que a coope ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte