Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Governos precisam correr para serem digitais
Agência Telebrasil
09/09/2020

A pandemia de Covid-19 atropelou os planos de transformação digital dos governos e o cidadão conectado exigiu que serviços prestados só fisicamente passassem a ser ofertados de forma digital, observaram os especialistas no workshop O desafio da digitalização de governos e serviços públicos,  no Painel Telebrasil.

As iniciativas de transformação digital encontraram na adversidade da pandemia de Covid-19 um inesperado impulso. Tanto o governo federal como estaduais avançaram na oferta de serviços digitais aos cidadãos, em processo que dá sinais de ser irreversível. E das várias lições do período, uma se destaca: atrasadas estão as administrações, porque as pessoas estão conectadas, concluíram os especialistas presentes ao workshop O desafio da digitalização de governos e serviços públicos, realizado nesta terça-feira, 08/09, no Painel Telebrasil 2020.

A diretora executiva da Embratel para Governo, Maria Teresa Lima, lembrou que, mesmo em meio a uma pandemia global, 67 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade baixaram um aplicativo, se cadastraram, e conseguiram um benefício, um auxílio emergencial. Portanto, advertiu, pensar que nem todos estão conectados não é justificativa para não se avançar. “O setor de telecomunicações já cobre mais de 97% dos municípios com 4G, 100% com 3G. Não é mais uma justificativa para não fazer”, destacou a executiva.

O secretário de inovação da cidade de São Paulo, Juan Quirós, também ressaltou esse ímpeto recente. “Fomos atropelados pela pandemia, que teve como lado positivo acelerar o passo da digitalização. Hoje temos praticamente 99,4% de todos os novos processos já digitalizados”, afirmou. Segundo Quirós, mais de 120 serviços foram implementados para ter um atendimento mais direto, mais rápido, e menos burocrático.

Em nível federal, a transformação digital chegou a 900 serviços ao longo dos últimos 20 meses. O que, como defendeu o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, tem efeito multiplicador. “Transformando o governo em digital nossa economia estará mais digital porque o governo está em praticamente todas as transações.”

Ele reforçou a ideia de que o cidadão é mais rápido que o Estado nesse processo. Mesmo com o tamanho do Brasil e as dificuldades de inclusão, 3 de cada 4 brasileiros acessam à Internet. Entre os jovens, esse número é de 9 de cada 10, independentemente de classe social. “Quem esperar virar 100% para fazer a transformação digital está errado. O cidadão se inclui muito mais rápido do que o governo provê serviços digitais”, adicionou.

Para o sócio de governo e serviços públicos da Deloitte, Elias de Souza, exemplo claro do avanço do digital é a movimentação intensa nas administrações. “Não tem nenhum governo em que a gente esteja fazendo projeto no qual não estejamos discutindo a qualidade da relação do usuário com os serviços públicos. Mas seria importante que conseguíssemos uma integração maior entre as iniciativas do governo federal com estados e municípios. Para o cidadão, governo é uma coisa só”, completou.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom neste processo seguirão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

16/12/2020
Campanha #FiqueEsperto dá dicas de como proteger suas informações

26/11/2020
Projetos conjuntos de diferentes setores de infraestrutura devem mirar redução de custos

16/11/2020
A estreia do PIX e a bancarização pelo celular

10/11/2020
Conif e Contic fazem parceria para aproximar estudantes e capacitação na área de TICs

20/10/2020
Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

14/10/2020
Home office pode gerar renda extra anual de R$ 22 bi no Brasil

14/10/2020
Iniciativa multissetorial lança campanha informativa #FiqueEsperto

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Soluções para o 5G serão técnicas e Ministério das Comunicações fará diálogo com operadoras

Resultados de reunião entre empresas de telecomunicações associadas à Conexis e o ministro Fabio Faria foram considerados posit ...

LEIA MAIS



Leis da desoneração do IoT e que moderniza o Fust trazem avanços para as telecomunicações

Sanção do PL 172/2020, no entanto, deixou de fora mecanismo que daria maior efetividade aos investimentos em políticas públicas ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte