Agência Telebrasil
Expediente
Telebrasil



O SindiTelebrasil agora é Conexis Brasil Digital. Saiba mais.

Qualcomm: 5G vai ser o acelerador da economia digital
Agência Telebrasil
08/09/2020

Para o presidente da empresa, Cristiano Amon, que participou do Painel Telebrasil 2020, ainda há muitos casos de uso da tecnologia de quinta geração que sequer foram inventados.

A tecnologia 5G terá um impacto muito maior do que qualquer outra forma de conectividade do passado. Esta é a visão do presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, sobre a nova revolução tecnológica que se aproxima. Para ele, o 5G poderá ser utilizado tanto para banda larga quanto para serviços de missão crítica, como aplicações industriais e conexão de tudo à nuvem, 100% do tempo e de maneira confiável.

Ele ressaltou que o 5G foi desenvolvido para utilizar todas as redes de espectro disponíveis, desde as frequências mais baixas, hoje empregadas pela tecnologia móvel, até novas faixas indo para as ondas milimétricas e ainda com diferentes tipos de configuração de redes, tanto públicas quanto privadas. O que se pode notar mundialmente, destacou, é que diferente do 4G ninguém quer ficar atrás na corrida do 5G. “Isso faz todo sentido porque o 5G vai praticamente se transformar no acelerador da economia digital”, completou.

Na sua avaliação, existem muitos casos de uso do 5G que ainda não foram inventados. De acordo com ele, a expectativa é de 1 bilhão de conexões  5G até 2023 . Para 2025, o número sobe para 2,8 bilhões de assinaturas. Em relação à transformação que o 5G vai exigir nas empresas, Amon lembrou que a tecnologia mudará a nuvem e provocará um desenvolvimento acelerado da inteligência artificial.

“Se o 5G permite conexão à nuvem 100% do tempo, a nuvem contará com uma quantidade enorme de dados que terá de ser processada, e a inteligência artificial vai possibilitar várias aplicações. Com isso, a nuvem também se desloca; sai dos datacenters e começa a ficar mais próxima dos terminais”, disse.

Para o executivo, outra mudança importante é como se pensa hoje nas redes. “Há uma desagregação que também vem junto com o 5G. Então, as redes que eram totalmente verticalizadas estão passando por esse processo, em que haverá uma rede virtual na parte de rádio e que também será uma infraestrutura aberta”, pontuou.

“Não há mais um problema de tecnologia, isso já está resolvido. Agora é apenas uma questão de termos maturidade das redes, principalmente com onda milimétrica”, ressaltou. O executivo disse ainda que veremos uma revolução dos smartphones e mais outro device que poderá ser utilizado, como, por exemplo, dispositivo de realidade aumentada.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom neste processo estão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Conexis Brasil Digital: Telecomunicações nos mantêm conectados ao que realmente importa

29/09/2020
BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

29/09/2020
Novas regras dão maior segurança para investimentos em telecom

29/09/2020
TIM: Brasil pode se tornar líder em 5G com Open RAN

29/09/2020
Segurança no 5G está no centro das atenções da Comissão Europeia

29/09/2020
Fórum 5G Brasil lança documento sobre o impacto da nova geração de comunicações móveis

29/09/2020
Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

29/09/2020
Adidas Brasil: mais que aumentar as vendas online, a hora é de inovar nos produtos

29/09/2020
Siemens do Brasil: grande revolução do 5G será a Internet das Coisas

29/09/2020
5G tornará a conexão entre veículos, condutores e passageiros mais segura, sustentável e divertida



Painel Telebrasil 2020 - Evento Digital - 08, 15, 22 e 29 de setembro 

Alta carga tributária de telecom mostra miopia em relação à conectividade, diz Ferrari

“A elevada carga tributária brasileira sobre telecom mostra o quanto o país é míope em relação à importância da conectivi ...

LEIA MAIS



Reforma tributária é a mãe para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Ao participar do Facebook Connectivity, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, sustentou que a coope ...

LEIA MAIS



Mitsubishi Electric cria programa de capacitação gratuita nas novas tecnologias

Empresa global de automação centraliza os treinamentos em big data, machine learning e IoT. As aulas acontecem por meio de apre ...

LEIA MAIS



Organizações reclamam da falta de qualificação dos profissionais de Internet das Coisas

Lacuna de habilidades é um dos pontos críticos para o incremento dos negócios conectados, revela a pesquisa IoT Signals, produz ...

LEIA MAIS




Agência Telebrasil © 2018-2020 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações
A Reprodução do conteúdo da Agência Telebrasil é autorizada mediante a indicação da fonte